Coisas importantes

110920104768
Tratamento com Quimioterapia
Olá amiguinhos, estou aqui para falar a todos vocês um pouco sobre medicamentos, afinal de contas sou a Dra. Hipopocondríaca da Silva.
Sabemos que o Câncer é uma doença que precisa de cuidados especiais, mas devemos lembrar que existe tratamento e grande possibilidade de cura, desde que todo mundo se comporte bem e colabore durante o tratamento.
O Câncer é formado por células com defeito que ficam diferentes das células normais do nosso corpo, estas células com defeitos crescem, se multiplicam muito rápido e ficando juntinhas formam o que chamamos de tumor. Com o tumor, as células estão com defeito, geralmente as chamamos de malignas (do mal).
Um dos tratamentos para combatermos e destruirmos as células malignas que estão em nosso corpinho é a quimioterapia a qual utiliza de muitos medicamentos que são formados por substâncias químicas, daí o nome quimio e terapia é como a gente usa o medicamento no tratamento. Quando esse medicamento entra no nosso corpo ele vai acabar chegando a nossa circulação, sim circulação, é quando o medicamento cai no nosso sangue, vai ao nosso coração, que é uma bomba forte, e com sua força leva o medicamento pelos nossos vasos sanguíneos até as células malignas, lembra delas? Este medicamento chega às células malignas destruído-as numa verdadeira guerra do bem contra o mal. Assim as células destruídas vão morrendo e o tumor vai diminuindo até sumir.
Quem diz quando e o porquê vai começar o tratamento é o nosso médico, ele é especialista e tem um nome bonito, MÉDICO ONCOLOGISTA, a gente pode considerar ele como o general que vai mandar o medicamento para matar as células malignas. Às vezes, o médico usa um só medicamento, mas quando a guerra está difícil, ele então usa mais de um medicamento que pode ser uma combinação legal para combater o câncer, pode ser em comprimidos, cápsulas ou pode ainda ser pela veia, lembra vai até o coração e ele leva até o lugar em que as células estão, pelos vasos sanguíneos, que são como caninhos que conduzem o medicamento para o lugar certo.
Quando a quimioterapia é o único tratamento contras as células malignas, a gente diz que o tratamento é exclusivo. Quando a quimioterapia vem depois da cirurgia (quando a gente toma uma medicação e dorme bem muito e o médico abre o nosso corpinho e tira o tumor, aquelas células malignas juntas que vão crescendo rápido, lembra?) a gente diz que o tratamento é adjuvante, mas quando tomamos a quimioterapia antes da cirurgia dizemos que é neo-adjuvante, não é legal esses nomes difíceis?
As células malignas do tumor precisam ser destruídas e a quimioterapia é forte e destrói, mas com isso o nosso corpinho sente um pouco o poder da quimioterapia e durante o tratamento sentimos umas coisas estranhas no nosso corpinho. A medicação é tão forte que pode nos deixar carequinhas nessa grande batalha, mas o nosso cabelo vai voltar a crescer e ficará lindo depois do tratamento. A nossa boquinha fica diferente, sentimos um gosto diferente, até a comida perde o gosto gostoso e feridinhas podem aparecer, mas a gente sabe que isso tudo é para a gente querer perder a guerra, mas nós somos mais fortes e mesmo com isso a gente vai continuar comendo, para deixar o nosso corpinho forte. E se a gente vomitar, colocar tudo o que comemos pra fora, a gente não vai desistir. Se vamos destruir as células malignas, teremos de ter coragem e força e muita alegria porque assim conseguiremos vencer o câncer.
O nosso amigo Doutor estará sempre do nosso lado nos ajudando, mas temos de lembrar que poderemos ficar mais fraquinhos (quando as células boas do nosso corpo, como as do sangue, são destruídas durante a grande guerra, mas elas vão se multiplicar depois). Na maioria das vezes, quando terminamos a quimioterapia melhoramos, mas se for necessário, vamos começar outra guerra, mas o importante é destruirmos todas as células malignas, ruins do nosso corpinho.
Então amiguinho, se a gente fica doente e precisa fazer o tratamento de quimioterapia, vamos fazer logo e com muita coragem, afinal de contas quem quer células malignas dentro do nosso corpinho!! NINGUÉM!!!

Um beijo doce !!!
Dra. Hipopocondriaca da Silva (Grupo SOS Amizade)
110420103832
COMBATENDO AS INFECÇÕES
Olá amiguinhos, estou aqui para conversar sobre uma coisa muito séria, a INFECÇÃO!!!
Você sabe o que é INFECÇÃO? Eu vou te falar: INFECÇÃO é quando os MICRÓBIOS entram no nosso corpo e causam coisas ruins, como a doença, ou até mesmo, podem piorar ainda mais o estado de quem está doente. MICRÓBIOS são seres tão pequenininhos que a gente só consegue ver com um aparelho que chamamos de MICROSCÓPIO, com ele, o MICRÓBIO aumenta de tamanho e conseguimos vê-lo bem melhor.
Os MICRÓBIOS existem em toda parte, basta que a gente não tenha HIGIENE, quer dizer asseio, cuidado com a limpeza do nosso corpo que eles aproveitam e entram no nosso corpinho, e lá dentro multiplicam-se fazendo a maior confusão com nossas defesas e deixando a gente mal.
Por isso é importante tomar banho, assim os MICRÓBIOS que ficam na nossa pele, saem com a água e sabão, é importante também escovar os dentes e a língua sempre depois de comer, sim, pois os micróbios adoram os restinhos de comida que ficam na nossa boca e aí, lá dentro eles podem fazer com que o dentinho fique com cárie e doendo muito.
Quando estamos doente no hospital, a higiene é muito importante, o nosso corpinho está fraquinho, e quando encontrar com os micróbios, coitadinho vai ser atacado por eles, deixando a gente mais fraco e mais doente, por isso o paciente, a nossa mamãe, papai, titio, titia, vovô, vovó, irmã ou irmão que estão conosco no hospital, todo mundo, tem que lavar as mãos para evitar que os micróbios cheguem e nos façam mal. Quando uma visita chegar no nosso quarto, temos que pedir para que esse nosso amigo lave as suas mãos também, assim todo mundo limpinho evita as INFECÇÕES.
No hospital vemos o maior cuidado com a limpeza do lugar e também das pessoas que trabalham, vemos sempre a equipe que cuida de nós lavando as mãos e usando luvas e mascaras para evitar a INFECÇÃO. Então amiguinhos que tal se virarmos SUPER-HERÓIS e combatermos o nosso principal inimigo, o micróbio, com HIGIENE, assim vamos vencer a INFECÇÃO.
Dr. Pereba – S.O.S. Amizade
0611201113581 Dra Vitamina
NUTRIÇÃO NO TRATAMENTO
Olá amiguinhos, tudo bem?
Bom, estou aqui para conversar sobre uma coisa bem legal com vocês, vamos falar de nutrientes.
Nutrientes são importantes no nosso corpinho porque eles alimentam o nosso corpo dando energia, fazendo com que ele consiga crescer e se renovar e também são importantes porque a gente pode armazená-los para quando precisarmos para nossas atividades.
Nós não produzimos os nutrientes necessários para o nosso corpinho, assim vamos encontrá-los nos alimentos, por isso é importante comer para termos os nutrientes nos ajudando a crescer, nos recuperar das doenças e nos deixando fortes e preparados para uma vida saudável.
Quando estamos doentes, geralmente a gente perde um pouco a vontade de comer, ficamos enjoados, com febre, molinhos e chateados e assim recusamos a comida que é tão importante para todos nós. No tratamento do Câncer a Quimioterapia nos deixa frágeis, ficamos muitas vezes com a boquinha ferida pela ação forte do medicamento que é tão importante pra gente e também pode ocorrer alteração no nosso paladar ( sim paladar, que é como a gente sente o gosto das coisas), assim até a comida que era gostosa fica sem o gostinho tão especial, mas o que fazer? Não vamos desistir, temos que insistir e comermos mesmo que em pequena porção, aos pouquinhos e devagar,mas sempre, mesmo que venha o vômito, assim que melhorarmos temos que tentar novamente comer.
No Hospital existe uma pessoa especial que cuida da nossa alimentação, é a NUTRICIONISTA, ela sabe escolher qual o alimento certo para ficarmos melhores e mais fortes durante o nosso tratamento.
Como somos amiguinhos da saúde, podemos dizer a vocês que comer é muito bom e faz bem ao nosso corpo e que entre os nutrientes importantes estão as vitaminas. As vitaminas se juntam as outras substâncias do nosso corpo e vão regular, quer dizer, auxiliar em muitas coisas importantes no nosso organismo, quando não nos alimentamos de coisas saudáveis e não temos vitaminas no nosso corpo, muitas coisas vão deixar de funcionar legal, por isso as vitaminas são REGULADORAS.
Existem muitas vitaminas e em muitos alimentos podemos encontrá-las, por isso é importante comermos frutas, legumes e verduras, tomarmos leite e comermos carne, assim as vitaminas estarão entrando no nosso corpo e nos ajudando no nosso METABOLISMO, sim metabolismo, que significa várias reações de substâncias no nosso corpinho que nos mantêm vivos.
Então amiguinhos, não devemos esquecer que tão importante como o tratamento quando estamos doentes é a boa alimentação, assim com o medicamento e nosso corpo com nutrientes importantes vamos vencer o inimigo que é a doença.
Agora eu pergunto: Que tal se a partir de agora fizermos o pacto do dedinho e combinarmos que vamos comer mesmo que pouquinho, mas não vamos desistir de uma boa alimentação rica em nutrientes para melhorarmos sempre… então vamos dizer juntos: EU PROMETO!!
Grupo S.O.S. Amizade
160520104088
COMO ME TORNEI BOLOLOGISTA

Quando eu era pequenininho e ia para os aniversários ficava esperando ansioso por um determinado momento da festa. Não era a hora dos “parabéns”, não era o bolo, nem a distribuição dos saquinhos com o lanche. Eu esperava mesmo era pelo fim da festa, porque eu sabia que era aí que eles distribuíam as bolas de sopro. E lá ia eu pra casa, muito contente, carregando uma ou duas bolas debaixo do braço, quando ganhava um cacho de bolas, nossa era felicidade demais.
Hoje me pergunto que coisa eu via de tão encantador naquelas bolas de sopro. Seria o colorido, o brilho, o tamanho e formas variadas, ou o poder de flutuar?
Eu cuidava delas para que durassem o maior tempo possível, tratava as bolas como se fossem bichinhos de estimação, às vezes, desenhava com a caneta olhos, nariz, boca.
Eu nem sabia direito o que aquilo significava, mas cresci com a idéia na cabeça. O tempo passou e me veio a chance perfeita de ajudar as pessoas, com a magia das bolas.
Então entrei no hospital com o grupo S.O.S. Amizade, e descobri que existia algo realmente tão frágil e precioso quanto as bolas de sopro da minha infância: a vida, a sua e a dos outros. E a partir desse dia, descobri a minha missão: levar a magia, fantasia e o colorido das bolas estimulando a esperança pela vida.
Com as bolas pude sentir a alegria no olhar e no sorriso de cada criança de todas as idades, pude observar eu mesmo numa CTI ou UTI como fala-se, mesmo imobilizado, o coração de cada criança, brilha com força na emoção de cada olhar pequenino ou esbugalhado.
Com a bola, vira o sonho e a todos eu consegui alegrar, com a bola um bichinho ou uma flor eu conseguia inventar e em cada cômodo do Hospital a alegria podia chegar.
Bola Boing, Boing bola me tornei o Dr. Boing Bolologista, especialista em bolas e com elas descobri que a fantasia não pode acabar e entendo hoje, porque desde a infância as bolas me encantavam e me mostravam que essa alegria eu poderia compartilhar.
Dr. Boing – Grupo S.O.S. Amizade
040720104331
FELICIDADE
Quando me tornando o Dr. Dodói na Universidade de Perebolândia, pensei na minha especialidade, como poderia me especializar em algo diferente e legal? Desta forma fui em busca do que todos querem e desejam a quem amam, a felicidade. Já ouvi dizer que a felicidade não é deste mundo, mas descobri que ela está sempre presente neste, e que o grande segredo para encontrá-la é descobrir que temos que sair do nosso universo e enxergar no outro, o que pode ser compartilhado e dividido, todos possuem a felicidade na sua essência, alguns escondem este sentimento e outros desistem de compartilhá-lo e cultivá-lo em si e nos outros. A felicidade talvez não seja uma constante no nosso mundo, mas é mais feliz quem a busca constantemente nos momentos e experiências da vida. Pensando e repensando busquei um aparelho que poderia detectar a felicidade escondida ou não nos corações das pessoas, inventei o detector de felicidade, na verdade ele não tem forma fixa, possui formas variadas, cores e estímulos, mas quando é aceita a sua utilização, ele adquire a forma, cor e estímulo ideal para se perceber que a felicidade está dentro de nós, por nós e em toda pessoa que tem lembranças, esperança e amizade. Tornei-me especialista em detectar felicidade, descobri que cada pessoa tem um nível de exigência para o que percebe da felicidade, muitos a relaciona a coisas materiais, outros a amores e afetos, outros as descobrem no sofrimento, na solidão, no compartilhar de um estranho que conquista e é conquistado, muitos descobrem que ela, a felicidade, está presente em lugares os mais estranhos e inimagináveis possíveis e em pessoas inesperadas, como também naquelas pessoas que foram cultivadas na base de amor em toda nossa vida. Felicidade é um estado da alma, está na natureza, na família, na escola, no trabalho, no hospital, na rua, apenas esperando ser percebida.
Ao entrar nas enfermarias e quartos dos Hospitais com o meu detector de felicidade, percebo a surpresa em cada paciente e acompanhante, em cada profissional e visitante, parece que as pessoas, às vezes, se surpreendem com a sinalização de que a felicidade está dentro de si e, com admiração, desarmam-se da dor, angústia e sofrimento com um olhar brilhante e um sorriso que se inicia tímido e depois é contagiante. Por alguns instantes como especialista, Médico Palhaço, percebo que a magia da alegria é capaz de relembrar momentos felizes e vive-se a felicidade, depois, quando ela estiver um pouco distante, a lembrança daquele momento feliz desarmado, servirá de fortaleza e esperança para dias melhores e mais felizes.
O mais importante de tudo é que descobri que a minha felicidade enquanto Dr. Dodói e membro da equipe do S.O.S. Amizade é identificar e fazer o outro perceber que a felicidade existe e que deve ser cultivada e nunca abandonada. Por isso me tornei o Dr. Dodói, especialista em detectar felicidade.
Dr. Dodoi – Grupo S.O.S. Amizade
0801201159103

As Datas me fazem recordar e reviver…
Pensar que em algum momento o nosso tempo possa mudar de forma totalmente e totalmente de forma, nunca passa por nossas cabecinhas, e é esse o momento, que muitas pessoas não querem viver, o momento de estar no Hospital e longe de tudo aquilo que gostamos e vivemos. Nessa hora parece que o tempo para, os minutos são demorados, mas o tempo que nos afastamos de nossos amigos e familiares parecem ser bastante longo. Porém o fato de estarmos no Hospital não muda, acelera ou retarda o nosso tempo. É preciso e necessário sabermos que o tempo continua a correr e que mesmo afastados um pouco de nossa rotina ele continuará a passar e temos que seguir com ele onde ele der e se transformar. Foi assim que eu nos tornamos especialistas em datas, com elas sei o tempo certo e vivo no meu tempo onde eu estiver. Quando falo das datas, comemoro, lembro, reflito e acima de tudo, participo do tempo que está seguindo de forma igual para todos, com os mesmos segundos, minutos, horas, dias, meses, anos e datas. Somos do S.O.S. Amizade, sempre trazemos um calendário mágico para lembrar-me de todas as datas especiais e quando possível, comemoramos duas datas especiais com meus amiguinhos, o novo dia com o dia novo e a data mais linda para todo mundo, o dia do aniversário. Com o novo dia ou dia novo, relembramos a todos que sempre é tempo de melhorarmos o dia não se esquecendo da vida. Não existe essa coisa de pensar que quando estamos doentes ou hospitalizados, estamos fora da vida e do tempo, muito pelo contrário, devemos nos esforçar para que esse seja o melhor tempo para melhorarmos, convivermos com pessoas novas e desconhecidas, que podem se tornar uma nova família pela união e amizade. Devemos nesse tempo, lembrar que depois daquele momento seja ele pequeno ou grande, nos tornaremos pessoas mais fortes e vamos valorizar mais ainda a vida no seu tempo e datas certas. Afinal de contas é nessa data que estaremos nos tratando que vamos perceber quem são os verdadeiros amigos e que a nossa família é muito especial, pois juntos vamos passar o tempo unidos e comemorarmos cada data especial de nossas vidas.
Por tudo isso, somos do grupo S.O.S. Amizade.
0502201221271
visita-cancer-e-gag-026
HIGIENE BUCAL
Olá amiguinhos, vocês sabiam que a nossa saúde inicia na boca? É, muitos micróbios entram no nosso corpinho justamente pela boca. Quando somos criancinhas temos na primeira infância a fase oral, tudo que a criança descobre e pega, ela pode levar à boca, assim temos que ter a preocupação com a higiene bucal (da boca), assim evitamos doenças que pela boca, podem se espalhar pelo nosso corpinho.
Na nossa boca temos a língua, que consegue perceber o gosto gostoso das coisas, temos os nossos dentinhos, que nos ajudam a mastigar e a quebrar os alimentos para podermos melhor aproveitar e temos as glândulas salivares que produzem a saliva para deixar o alimento molhadinho e ainda nos protegem porque tem substâncias que destroem certos micróbios. Daí a importância de cuidarmos de nossa boquinha sempre, pois ela é importante e também é a porta de entrada do nosso corpinho.
Os nossos dentes mudam com a idade, quando somos bem pequeninos (Bebês) eles começam a nascer, dá uma coceira e a gente fica enjoadinho, é a nossa dentição decidual ou de leite (20 dentinhos) distribuídos em cima e em baixo. Quando vamos crescendo, esses dentinhos vão caindo, ficaremos com as nossas janelinhas e novos, maiores, mais fortes e diferentes vão chegando, é o que chamamos de dentição permanente, teremos então 32 dentes que nos darão o nosso sorriso bonito, ajudarão na mastigação correta, e assim saudáveis ficarão com a gente um bom tempo de nossas vidas.
Quando somos pequenos temos que evitar os maus hábitos como chupar dedo, chupeta, língua, roer unhas, pois assim, podemos forçar os nossos dentinhos e quando chegarem os definitivos eles poderão nascer com alterações e desorganizados na nossa boquinha. Quando somos ainda bebês, não precisamos de outra alimentação do que o leite da nossa mamãe que até os seis meses substitui até a água, pois a amamentação desenvolve a musculatura oral(da boca), a deglutição(como engolimos) e ajuda no desenvolvimento dos ossos da face (da nossa carinha).
Não devemos esquecer de termos uma boa alimentação e de evitar muitos doces, pois da mesma forma que nós gostamos do açúcar os micróbios, como as bactérias também, gostam e ficam no nosso dentinho formando a cárie. Quando a gente não cuida da nossa boquinha e os restinhos de alimentos ficam entre o nosso dentinho e a gengiva, aí tudo piora ficamos com doenças periodontais. Daí a importância de termos a higiene na nossa boquinha, quer dizer, de limparmos a nossa boquinha, deixando ela livre dos micróbios e de muitos outros problemas. Devemos sempre escovar os dentinhos de leite ou definitivos, escovar de cima para baixo na parte de cima da nossa boca e de baixo para cima na parte de baixo, mas não podemos esquecer de escovar também a língua, pois se ela estiver sujinha e depois tiver contato (passar) nos dentinhos, eles vão novamente se contaminar com os micróbios. Assim deveremos todos os dias escovar e lavar bem a nossa boca. Até mesmo o bebê deve escovar a gengiva com o dedinho da mamãe, enrolado num pano limpo e molhadinho, para tirar todos os restos da comidinha. Devemos sempre visitar e fazer o tratamento com o nosso amigo Dentista, ele vai sempre dar uma olhada na nossa boquinha para saber se existe alguma coisa errada com ela.
Devemos sempre observar se na nossa boquinha tem um ferimento que dura muito tempo ou não cicatriza (demora a sarar), pode ser algo importante para o médico saber o que realmente é para iniciar logo um tratamento intensivo e diferenciar do câncer na boca.
Quando somos jovens, queremos usar o pircing na língua, isso é perigoso, pois pode ser ruim para ela causando inflamação e coisas piores e ainda pode acumular comidinha que dará condições para os micróbios gostarem e ficarem mais tempo lá.
A aplicação do flúor também é muito importante para a saúde de nossa boquinha.
Então amiguinhos, vamos sempre lembrar que a saúde sempre vai começar na nossa boquinha e que quem está no tratamento contra o Câncer, tem que ter cuidado dobrado (duas vezes) pois se os micróbios da nossa boquinha entrarem na nossa circulação (pelo nosso sangue) e estivermos com a imunidade (defesas) baixa, poderemos ter muitas doenças causadas pelos micróbios e piorarmos durante o tratamento.
Assim os nossos melhores amiguinhos para o cuidado com a boca são: Escova, Creme dental e o Fio dental.
Kilder Alves
Itens abordados em palestras – Saúde Bucal:
Importância dos elementos dentários(Dentição Decídua-20 elementos//Dentição Permanente-32 elementos/Funçaõ/Estética)
Higienização // Maus Hábitos e suas consequências(sucção:dedo,chupeta,língua/onincofagia-roer unha/drogas-álcool,fumo) // Uso de Pircing // Importância da Amamentação Exclusiva, até os seis meses,no desenvolvimento da musculatura perioral,deglutição,desenvolvimento dos ossos da face // Alimentação Saudável // Auto-Exame(MENSAL) // Visita regular ao Dentista-a cada seis meses // Doenças:Cárie, Doenças Periodontais,Lesões Cancerizáveis e Potencialmente Cancerizáveis) // Flúor.